O pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte Cadu Xavier (PT) afirmou que a governadora Fátima Bezerra (PT) é sua “grande inspiração” política. A declaração foi dada durante entrevista ao programa Frente a Frente, da TV Clube RN, veiculada no sábado 20, ao ser questionado sobre qual líder público mais admira. Mesmo depois de se apresentar ao longo da conversa como “Cadu de Lula” e de exaltar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ex-secretário de Fazenda escolheu Fátima como principal referência.
“Não vou negar. Fátima Bezerra. Eu poderia dizer o presidente Lula ou a governadora Fátima, mas Fátima, para mim, é uma grande inspiração”, afirmou Cadu.
A resposta ocorreu no bloco final da entrevista, durante um pingue-pongue em que o pré-candidato foi provocado a responder de forma mais objetiva sobre temas pessoais, políticos e familiares. Ao citar Fátima, Cadu reforçou a vinculação direta de sua pré-candidatura ao governo estadual com a trajetória da atual governadora, de quem foi auxiliar entre 2019 e abril deste ano — primeiro como secretário de Tributação e, depois, como titular da Fazenda, no comando das finanças estaduais.
Ao longo da entrevista, Cadu fez uma defesa enfática da governadora. Disse que tem orgulho de ter participado da gestão dela e afirmou que Fátima foi responsável por lhe dar a oportunidade de ocupar funções centrais no Governo do Estado. Para ele, aceitar o convite da petista foi uma das decisões mais importantes de sua vida pública.
“A decisão de aceitar o convite para participar da reconstrução do Rio Grande do Norte talvez tenha sido uma das decisões que eu tomei na minha vida que eu tenho mais orgulho”, declarou.
Cadu também associou sua própria trajetória política à confiança recebida de Fátima. Segundo ele, “só uma política como Fátima” o colocaria no lugar em que chegou dentro do governo. O pré-candidato afirmou ainda que a governadora é uma mulher honesta e disse nunca ter visto alguém questionar a honestidade dela.
“Fátima é uma mulher honesta. Você pode discordar da trajetória dela, de decisões dela, mas eu nunca vi ninguém questionar a honestidade de Fátima”, disse.
A entrevista também teve momentos de defesa pessoal da governadora. Cadu afirmou que Fátima enfrenta preconceitos em determinados ambientes por sua origem humilde, por ser mulher, pela simplicidade e pelas escolhas pessoais. Segundo ele, esse incômodo aparece sobretudo entre setores da elite.
Agora RN
